Tratamento do TDAH em Adultos
03/05/2024Como Lidar com o TDAH?
05/05/2024O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta muitas crianças em idade escolar, influenciando diretamente seu comportamento e capacidade de aprendizado. Uma dúvida comum entre pais e educadores é se toda criança com TDAH terá problemas na escola.
Performance Escolar de Crianças com TDAH
Estudos indicam que aproximadamente 20% das crianças diagnosticadas com TDAH não apresentam problemas significativos de performance escolar. Isso pode ocorrer devido a diversos fatores, como um nível intelectual elevado, um interesse natural pelos estudos, ou um ambiente doméstico e escolar que estimula positivamente o desenvolvimento da criança. Esses fatores podem atenuar os prejuízos causados pelo déficit de atenção, permitindo que essas crianças tenham um desempenho satisfatório na escola.
Infelizmente, para os 80% restantes das crianças com TDAH, a realidade escolar é desafiadora. Essas crianças tendem a ter um rendimento escolar mais baixo, com oscilações frequentes, e estão mais expostas a repetências e evasão escolar. Problemas com leitura, escrita e matemática são comuns, e quase sempre a criança necessitará de suporte adequado. O diagnóstico precoce e o suporte contínuo são essenciais para mitigar esses problemas e promover um melhor desempenho acadêmico.
Transtornos de Aprendizagem Associados ao TDAH
Os transtornos de aprendizagem, como disgrafia, dislexia, discalculia e transtornos de aprendizagem não verbais, são significativamente mais frequentes em crianças com TDAH. Muitas dessas crianças já apresentam dificuldades com símbolos gráficos, como letras e números, desde os primeiros anos de escola. Identificar cedo as crianças com TDAH e as dificuldades associadas ao aprendizado por símbolos gráficos é crucial.
Sem o tratamento adequado para o TDAH, essas dificuldades podem se agravar, levando a problemas mais sérios de aprendizagem à medida que a criança cresce.
Um acompanhamento adequado pode evitar o desenvolvimento de transtornos de aprendizagem mais graves e proporcionar às crianças com TDAH a oportunidade de alcançar seu potencial máximo na escola e na vida.